quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pode ser bonito: CONCREGRAMA / PISOGRAMA

Pode ser bonito, é uma nova seção do blog que mostra opções esteticamente agradáveis de elementos aplicados à arquitetura que comumente não agradam.
Inaugurando a seção: o polêmico pisograma ou concregrama. Polêmico, pois costuma ser aplicado para "driblar" as exigências legais de área permeável em um projeto, pavimentando sem perder área permeável. O aceite de tal como área permeável é questionado pelos especialistas em drenagem devido a muitos modelos apresentarem menos de 50% de permeabilidade, e/ou muitas vezes ser assentado em bases com índice menor ainda de permeabilidade, ou seja, em uma situação de chuva a água pouco permearia e logo escorreria para a rua. Seria mais "para inglês ver".


Projeto: DCPP arquitetos


O modelo mais comum é este abaixo, que não costuma ser agradável visualmente.




Veja exemplos de como pode ser bonito:


Como no projeto do topo, este projeto abaixo também se utilizou da paginação estilo espinha de peixe, intercalando o piso com a grama.



Formas orgânicas podem ser produzida por meio de produção de formas em padrões personalizados. Existem também algumas opções disponíveis no mercado.




 







fonte                                                                                               fonte

O piso palito também dá um charme contemporâneo ao concregrama.


fonte

Composições ajudam a embelezar o elemento. Podem ser feitas com diferentes preenchimentos como areia, pedriscos e seixos.




fonte

Acompanhe o blog pelas redes sociais

    

Nenhum comentário: